Pode parecer simples mas escolher a fonte que vai fazer parte da sua arte é uma parte importante do processo.
A fonte escolhida causa logo de cara uma impressão nas pessoas e com essa impressão o restante do design é julgado. É a tipografia que dita o tom do projeto, uma escolha tipográfica mal feita gera distração e seu material pode acabar não passando a mensagem desejada.
Uma ótima jogada para escolher a fonte ideal é começar navegando pela lista de fontes do seu computador e sites de downloads, selecionar as que você mais gostou e colocar algumas características que você deseja comunicar com seu projeto.
Mas afinal, quais são os tipos de fontes? Para simplificar, listamos 4 categorias que vão te ajudar a entender mais sobre o assunto e te deixar mais seguro na hora de escolher a fonte ideal para o seu projeto. Confira:
Serifadas:
São fontes que estendem a letra como se tivessem sendo puxadas. Representam um conceito mais sério e tradicional.
Sem serifa:
São fontes que não possuem linhas extras no final das letras. São consideradas mais modernas e dinâmicas.
Cursivas:
Essas são manuscritas ou caligráficas. Possuem vários estilos diferentes, como elegante, pessoal até descontraído e divertido.
Decorativas:
São usadas com o intuito de chamar atenção, utilizadas para efeitos e propósitos específicos.
Escolher a fonte de forma rápida é um processo que requer bastante cuidado e atenção. Esperamos que essas dicas possam te ajudar a facilitar sua escolha.
Comments