Ler um livro é muito mais que apenas uma forma de entretenimento. A leitura é uma espécie de “ginástica” para o nosso cérebro e traz inúmeros benefícios a médio e longo prazo. Para comemorar o dia do leitor, vamos falar mais sobre as vantagens que a leitura proporciona ao nosso organismo. Vem com a gente!
O que acontece no nosso cérebro durante a leitura?
A leitura de um jornal ou revista requer um grande esforço da região do córtex cerebral. Para entender melhor o que acontece durante essa ação, vamos analisar o cérebro durante a leitura:
As áreas do córtex occipital e temporal identificam as letras e fazem a decodificação, transformando-as em palavras e fazendo a compreensão do seu significado;
Após isso, a área do córtex central-motor cria uma “voz mental” para auxiliar o entendimento do texto;
Assim, duas áreas atuam em conjunto:
O Córtex pré-frontal (que usamos para o raciocínio lógico ) identifica o conteúdo e faz a associação semântica, retendo informações e proporcionando conhecimento ao leitor;
Ao mesmo tempo, a amígdala (que é a área responsável pela manifestação dos nossos sentimentos) estimula emoções e nos faz imergir na história. Então é essa área que nos faz torcer pelo protagonista ou detestar o antagonista.
Benefícios da leitura para a saúde mental
A leitura pode proporcionar inúmeros benefícios para as pessoas. Vamos falar um pouco mais sobre essas vantagens:
Melhora o funcionamento do cérebro
Sabia que ler uma revista é uma ótima forma de exercitar a nossa mente? Segundo um estudo realizado pela Universidade de Emory, nos Estados Unidos, o ato de ler faz com que o cérebro interprete a história de forma tão real, que ficamos com a impressão de realmente estar vivenciando os eventos.
Reduz as chances de desenvolver doenças
A área cerebral responsável pela leitura está diretamente ligada à região da memória. Então, enquanto lemos, ambas as regiões são estimuladas. Por isso, quem lê, tem uma vida mentalmente ativa e pode prevenir doenças como Alzheimer ou demência.
Estimula a criatividade
A leitura faz com que o nosso cérebro use a imaginação para transformar descrições em imagens mentais de cenários, personagens ou situações, estimulando a nossa criatividade.
Incita o senso crítico
Quando somos apresentados a histórias através da leitura, refletimos sobre fatos da vida e da sociedade. Isso permite o desenvolvimento do senso crítico e nos faz abrir a mente para diversas situações, ajudando a aperfeiçoar a empatia.
Provoca empatia
Por falar em empatia, quem nunca sentiu as dores do protagonista ou ficava satisfeito com um final feliz durante a leitura? Os livros têm a magia de fazer com que a gente se coloque na “pele” dos personagens, estimulando esse sentimento tão importante.
Aumenta a autoestima
As pessoas que praticam a leitura de forma rotineira tendem a absorver mais conteúdos e, assim, se sentem mais inteligentes. Isso permite que elas tenham a autoestima elevada do que pessoas que não têm este hábito.
Reduz o stress
Sabia que ler é mais relaxante que ouvir música ou beber uma xícara de chá quente? Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Sussex, quem lê consegue reduzir o stress em até 68%. Além disso, ler um livro antes de dormir pode ajudar você a ter uma noite de sono melhor.
Ajuda a escrever melhor e aumentar o vocabulário
Ler ajuda a aumentar o vocabulário, além de permitir que as pessoas consigam organizar melhor as palavras, facilitando a compreensão.
Sabia que a leitura poderia proporcionar tantas vantagens ao nosso cérebro? Então chegou a hora de estimular esses benefícios. Pegue o seu livro favorito, sente num sofá bem confortável e curta esse dia do leitor da melhor maneira. Até a próxima!
Quer ter acesso a mais conteúdos sobre materiais gráficos e a rotina de uma gráfica? Acesse o nosso blog e confira as nossas matérias!
Comments